PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PERCEPÇÕES ACERCA DO USO DE MATERIAIS INSTITUCIONALIZADOS PELO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Oscar Massaru Fujita Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Raquel Gomes de Oiveira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Maria Cecília Fonçatti Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Erika Aparecida Navarro Rodrigues Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.198-221

Resumo

Este texto analisa as percepções dos professores de Matemática quanto à utilização de materiais curriculares institucionalizados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP). O Caderno do Professor e o do Aluno compõem tais materiais, cujas finalidades e utilização motivaram questionamentos e reflexões a respeito de suas características, de suas necessidades e das condições de sua aplicabilidade. Indagar os professores sobre a contribuição desses materiais na prática docente significa a linha mestra deste trabalho. As ações de descrever e de analisar as respostas desse questionamento fazem parte de uma pesquisa qualitativa, descritivo-interpretativa. Seu percurso analisa o processo de formação de professores de Matemática e Ciências da Natureza para a implementação do currículo, bem como seus reflexos na prática docente. Os resultados revelam que os professores entendem parcialmente essa contribuição curricular para seu trabalho docente. A maioria deles não reconhece no currículo e em seus pressupostos questões referentes à gestão curricular, autonomia docente e flexibilidade para o desenvolvimento dos conteúdos. Como consequência, os docentes, ou acatam o uso desse material, ou negam sua utilização. Esses resultados reforçam a necessidade de desenvolvimento de saberes e de competências de pressupostos. Tal competência profissional, que deveria habilitar o professor desde a formação inicial. Igualmente, ela deveria ser oferecida, por meio da formação continuada, a partir de ações institucionalizadas da SEESP.

Biografia do Autor

Oscar Massaru Fujita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UNESP. Especialização em Consultoria Empresarial pela FIAET. Estágio Profissional em Tecnologias pelo Distrito de Saitama-Ken, Toquio - JAPÃO. Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa GPEA (Ensino e Aprendizagem (Matemática e Ciências Naturais) como Objeto da Formação de Professores-UNESP). Membro da ABED e da SBEM. Consultor Educacional em Projetos de Educação a Distância (EAD). Professor Pesquisador e Formador da Univ. Aberta do Brasil (UAB). Atua principalmente na área de Educação com os seguintes temas: Didática da Matemática, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado de Matemática, Didática no Ensino Superior, Metodologia de Pesquisa, Formação de Professores e Novas Tecnologias na Educação e Educação a Distância (EAD). email: oscarfujita@outlook.com

Raquel Gomes de Oiveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, com Mestrado em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP.

Maria Cecília Fonçatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Matemática Aplicada e Computacional pela UNESP. Graduada em Matemática (UNESP). Professora bolsista do departamento de matemática da FCT/Unesp.

Erika Aparecida Navarro Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação na FCT/UNESP. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP de Presidente Prudente (2001). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/UNIVESP (2013). Atualmente é Professor titular de cargo na Secretaria do Estado de Educação de São Paulo, onde exerce a função de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Matemática - Diretoria de Ensino de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na organização Curricular de Matemática do Ensino Fundamental, Aprendizagem da Matemática e na Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Fujita, O. M., Oiveira, R. G. de, Fonçatti, M. C., & Rodrigues, E. A. N. (2018). PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PERCEPÇÕES ACERCA DO USO DE MATERIAIS INSTITUCIONALIZADOS PELO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 198–221. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.198-221