EDUCAÇÃO E BARBÁRIE: POR UMA ECONOMIA POLÍTICA DAS DESIGUALDADES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Ronaldo Queiroz Morais Docente de História do Colégio Militar de Porto Alegre e UniRitter Laureate International Universities - RS - Curso de História e Relações Internacionais. https://orcid.org/0000-0002-6322-1500

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.19-37

Resumo

O presente artigo compõe uma leitura crítica que expõe os elementos de barbárie que habitam o social e a educação e que resultam de políticas de construção de desigualdades. A barbárie moderna consiste na produção de ambiente de placidez publicitária em meio à violência que impera. Sendo assim, a questão primeira da pedagogia crítica é a de desbarbarizar o espaço escolar a partir de estratégicas e táticas de resistência e de transformação democrática com o propósito de garantir que Auschwitz não se repita.

 

Biografia do Autor

Ronaldo Queiroz Morais, Docente de História do Colégio Militar de Porto Alegre e UniRitter Laureate International Universities - RS - Curso de História e Relações Internacionais.

Docente de História do Colégio Militar de Porto Alegre [CMPA] e UniRitter Laureate International Universities - RS - Curso de História e Relações Internacionais. Mestre em Integração Latino Americana [UFSM] e Doutor em História Social [USP].

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Morais, R. Q. (2019). EDUCAÇÃO E BARBÁRIE: POR UMA ECONOMIA POLÍTICA DAS DESIGUALDADES NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 19–37. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.19-37