O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA

Autores

  • Stella Maris Wolff da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
  • Ivan Rocha Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.341-364

Resumo

Uma simples definição do termo “internacionalização” não esclarece o conteúdo e os limites em que se insere a internacionalização da pós-graduação stricto sensu, dada sua importância à ciência e por ser um dos critérios de classificação na Avaliação Quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Esta pesquisa procura demonstrar a evolução de certos programas de cooperação acadêmica internacional, executados pela instituição Capes, envolvendo o Brasil, a Alemanha, os Estados Unidos e a França, assim como os critérios de seleção desses países. A metodologia adotada é de natureza exploratória e explicativa e foi desenvolvida a partir do levantamento da literatura relativa à internacionalização da educação de pós-graduação stricto sensu brasileira, da revisão histórica da cooperação acadêmica internacional, desenvolvida pela Capes, e da apresentação de dados referentes às concessões de bolsas em virtude da cooperação desenvolvida entre o Brasil e os três países selecionados para esta pesquisa. A conclusão da pesquisa é que programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais com consequente repercussão na pós-graduação brasileira, com a qualificação dos recursos humanos, ampliação da produção científica, e por proporcionar visibilidade internacional.

Biografia do Autor

Stella Maris Wolff da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1987), Mestrado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (UFRGS X UFSM X FURG) e doutoranda pelo mesmo Programa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inserido na área de Ensino,  grande área Multidisciplinar. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Atualmente, também está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria.

Ivan Rocha Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972) e PhD em Eletrônica - University of Kent (1975). Atualmente é professor voluntário credenciado pela UFRGS para lecionar e orientar a formação de mestres e doutores funcionários da Capes, CNPq e MCTIC. Tem experiência na área de Política Planejamento e Gestão de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia, gestão do conhecimento, tecnologia, inovação e gestão estratégica. Foi dirigente da Capes, do CNPq, das Universidades Federal da Paraíba e Católica de Brasília e atuou como Secretário Adjunto da ABIPTI.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Wolff da Silva, S. M., Chitolina Schetinger, M. R., & Rocha Neto, I. (2018). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 341–364. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.341-364