O PNAIC COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: MOBILIZAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.142-174Resumo
O trabalho que se apresenta aborda o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC como Acontecimento Discursivo, na pespectiva da Análise do Discurso – AD de vertente francesa, referenciada nos estudos de Michel Pêcheux (1969; 1997) e Eni Orlandi (2001; 2003; 2005; 2013; 2014). Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Dep. Est. Renê Barbour, Barra do Bugres/MT. A partir da análise das entrevistas realizadas junto aos professores alfabetizadores do município mato-grossense de Feliz Natal, participantes deste programa no ano de 2014, e de materiais produzidos durante os encontros formativos daquele ano, buscamos compreender efeitos de sentido no discurso desses participantes em relação ao ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atentos aos deslizamentos de sentidos encontrados no corpus, discutimos como o acontecimento histórico, PNAIC/2014, passa a ser discursivisado, constituindo sentidos variados ao mobilizar memórias e atualidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).