ENSINAR PADRÕES DE HERANÇA MENDELIANOS UTILIZANDO CARACTERES HUMANOS – PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.6-26

Resumo

Inúmeras dificuldades estão atreladas ao ensino dos padrões de herança. Destacam-se a extensa lista de conceitos, os cálculos associados às perspectivas de segregação destes padrões de herança e, a falta de contextualização relacionada a esta temática. Para resolver o problema da contextualização os professores recorrem à utilização de caracteres humanos como exemplos de padrões de herança monogênicos. Uma entrevista a 94% dos professores de Biologia (n =17) da rede básica de ensino do município de Cruz Alta (RS, Brasil), buscou verificar como eles avaliam esta situação. Percebe-se um consenso entre os entrevistados com relação a estas dificuldades, destacam a necessidade de utilizar caracteres humanos, considerando que estes despertam a curiosidade natural, utilizam os conhecimentos prévios e o cotidiano dos alunos, resgatam questões culturais atreladas à transmissão de características e tornam a aprendizagem mais efetiva. Descrevem que o melhor aproveitamento dos alunos está associado à curiosidade e interesse despertado pelo tema. Embora a utilização de caracteres humanos herdados tenha um efeito positivo significativo no ensino de genética, acarreta dificuldades como a possibilidade de gerar constrangimentos associados a questões de familiaridade e grau de parentesco, descrédito na informação científica devido à inconformidade familiar e exigir do professor uma constante atualização.

Biografia do Autor

Cléia Rosani Baiotto, Universidade de Cruz Alta

Graduada em Ciências Biológicas (UFSM), Mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRGS) e Doutoranda no PPG Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (UFSM)

Élgion Lucio da Silva Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Genética e Biologia Molecular, Professor associado do Departamento de Bioquímica e Biologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Baiotto, C. R., & Loreto, Élgion L. da S. (2018). ENSINAR PADRÕES DE HERANÇA MENDELIANOS UTILIZANDO CARACTERES HUMANOS – PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. Revista Contexto & Educação, 33(105), 6–26. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.6-26