INTERLOCUÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA DAS CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: UM OLHAR SOBRE OS SENTIDOS DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.198-214Resumo
O presente artigo objetiva colocar em debate alguns sentidos construídos sobre o direito à Educação Infantil, tendo como base alguns estudos e pesquisas realizadas a partir da inserção no cotidiano escolar, bem como, da escuta aos familiares de crianças das camadas populares. Inserimos nossas reflexões em um cenário em que a institucionalização da educação da infância tem se apresentado com grande complexidade sendo inserida, com cada vez maior ênfase, nas políticas sociais como um todo. Nesse contexto, problematizamos o tom monológico que tem configurado a relação família e escola no cotidiano escolar, fazendo o exercício de buscar possibilidades outras para compreender a interlocução escolas-famílias, como caminhos possíveis para fortalecer a luta por uma educação mais democrática e de qualidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).