CULTURA SURDA E ASTRONOMIA: INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.154-173

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação acerca da potencialidade do tema: Astronomia no processo de ensino-aprendizagem de Física para surdos, bem como das contribuições apresentadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).  Para contribuir com a análise elaborou-se um minicurso em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aliada ao uso de TDIC, que foi implementado durante a Semana Acadêmica Integrada da Universidade Federal do Pampa. Como instrumento de análise foi elaborado um questionário online para ser respondido pelos participantes após o minicurso. Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo com viés na análise de conteúdo. Concluiu-se que o conhecimento da Libras e da Cultura Surda são indispensáveis para o planejamento de estratégias de ensino-aprendizagem e para a inclusão e a permanência dos sujeitos surdos na escola. Quanto ao tema: Astronomia, pode-se afirmar que o uso de TDIC como os softwares Stellarium e Celestia, bem como a adaptação e criação de sinais favorecem o processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos envolvidos e possibilitando maior compreensão acerca desta temática.

Biografia do Autor

Ellen Cristine Prestes Vivian, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física / Prefeitura Municipal de São Sepé

Professora Interprete de LIBRAS e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, área de Ensino de Física.

André Ary Leonel, UFSC

Licenciado em Física (2004); possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Vivian, E. C. P., & Leonel, A. A. (2019). CULTURA SURDA E ASTRONOMIA: INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Contexto & Educação, 34(107), 154–173. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.154-173