A PERSPECTIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS
  • Luciane Follmann Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.9-24

Resumo

O presente artigo aborda algumas concepções e práticas pedagógicas sobre a Educação Ambiental (EA) discutidos num processo de formação continuada entre licenciandos, formadores e professores de escola. Os dados aqui apresentados foram construídos mediante análise das falas respectivo a um dos encontros dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, o qual tratou das: “Questões controversas em uma perspectiva crítica da Educação Ambiental que podem ser abordadas em sala de aula”. Além dos aspectos documentais no estudo das Leis ambientais foi indiciado o uso de imagens (cartuns) para trabalhar com as questões socioambientais em discussão de forma controversa na Educação Básica. Portanto, é na formação continuada, a exemplo dos encontros formativos que se percebe a problemática no desenvolvimento das ações de EA, tema controverso emergente e urgente, o que exige iniciativas de participação, conhecimento e responsabilidade principalmente entre os sujeitos escolares de forma contínua, integrada e adequada à preservação do nosso ambiente.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS

Professora de Estágio Curricular Supervisionado e Prática de Ensino do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Cerro Largo, RS. Doutorado e Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Formada em Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio na UNIJUÍ. Especialista em Educação Química pela UNIJUÍ, - Ijuí, RS. E-mail: rosangela.uhmann.@uffs.edu.br. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM da UFFS. Coordenadora PIBID Química/CAPES.

Luciane Follmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora Graduada no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da UFFS.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Follmann, L. (2019). A PERSPECTIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Contexto & Educação, 34(109), 9–24. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.9-24