ARQUITETURA ESCOLAR, CONDIÇÕES TÉRMICAS E ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.234-248Resumo
O presente artigo visa analisar, do ponto de vista arquitetônico, a estrutura física da Unidade Escolar Professor Joca Vieira, localizada no município de Teresina, estado do Piauí, considerando suas adequações quanto às suas condições relacionadas ao conforto térmico, associado ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos em geografia. Neste aspecto, foi necessária a observação do ambiente físico da escola, o comportamento dos alunos em sala de aula, nos corredores, no pátio, no refeitório e na quadra de esportes. O método dialético foi o viés delineador da pesquisa em epígrafe, tendo em vista que este método consiste em abordar de maneira dialética as condições do ensino/aprendizagem dos alunos no ambiente escolar. A utilização da pesquisa bibliografia permitiu elaborar o referencial teórico, associado à utilização da pesquisa de campo, no intuito de coletar dados por meio da aplicação de questionário, além da utilização de levantamento fotográfico. Ressalta-se que as instalações da referida escola está parcialmente adequada ao microclima local, mas havendo a necessidade de se analisar outros aspectos estruturais da unidade escolar, no intuito de potencializar o bom desempenho dos alunos durante todo o ano letivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).