ARQUITETURA ESCOLAR, CONDIÇÕES TÉRMICAS E ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.234-248

Resumo

O presente artigo visa analisar, do ponto de vista arquitetônico, a estrutura física da Unidade Escolar Professor Joca Vieira, localizada no município de Teresina, estado do Piauí, considerando suas adequações quanto às suas condições relacionadas ao conforto térmico, associado ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos em geografia. Neste aspecto, foi necessária a observação do ambiente físico da escola, o comportamento dos alunos em sala de aula, nos corredores, no pátio, no refeitório e na quadra de esportes. O método dialético foi o viés delineador da pesquisa em epígrafe, tendo em vista que este método consiste em abordar de maneira dialética as condições do ensino/aprendizagem dos alunos no ambiente escolar. A utilização da pesquisa bibliografia permitiu elaborar o referencial teórico, associado à utilização da pesquisa de campo, no intuito de coletar dados por meio da aplicação de questionário, além da utilização de levantamento fotográfico. Ressalta-se que as instalações da referida escola está parcialmente adequada ao microclima local, mas havendo a necessidade de se analisar outros aspectos estruturais da unidade escolar, no intuito de potencializar o bom desempenho dos alunos durante todo o ano letivo.

Biografia do Autor

Luciano Mascarenhas da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI / Graduado em Geografia

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piaui - UFPI. Especialista em Geografia e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Albuquerque, E. L. S., & Sousa, L. M. da S. (2019). ARQUITETURA ESCOLAR, CONDIÇÕES TÉRMICAS E ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISES E REFLEXÕES. Revista Contexto & Educação, 34(107), 234–248. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.234-248