ARQUITETURA ESCOLAR, CONDIÇÕES TÉRMICAS E ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.234-248Resumo
O presente artigo visa analisar, do ponto de vista arquitetônico, a estrutura física da Unidade Escolar Professor Joca Vieira, localizada no município de Teresina, estado do Piauí, considerando suas adequações quanto às suas condições relacionadas ao conforto térmico, associado ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos em geografia. Neste aspecto, foi necessária a observação do ambiente físico da escola, o comportamento dos alunos em sala de aula, nos corredores, no pátio, no refeitório e na quadra de esportes. O método dialético foi o viés delineador da pesquisa em epígrafe, tendo em vista que este método consiste em abordar de maneira dialética as condições do ensino/aprendizagem dos alunos no ambiente escolar. A utilização da pesquisa bibliografia permitiu elaborar o referencial teórico, associado à utilização da pesquisa de campo, no intuito de coletar dados por meio da aplicação de questionário, além da utilização de levantamento fotográfico. Ressalta-se que as instalações da referida escola está parcialmente adequada ao microclima local, mas havendo a necessidade de se analisar outros aspectos estruturais da unidade escolar, no intuito de potencializar o bom desempenho dos alunos durante todo o ano letivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.