O CONHECIMENTO DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA DA ESCOLA PARA ENSINAR A VIVER
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.5-18Resumo
O presente artigo tematiza a relação entre complexidade, educação e saberes transdisciplinares, e objetiva a proposição de um ensino que considere os estudos realizados pela teoria histórico-cultural, em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento, em diálogo com a complexidade do conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter teórico, que tem como fontes a produção bibliográfica de autores reconhecidos por suas investigações referentes ao foco investigado, assim, foram destacados os conceitos aprendizagem e desenvolvimento, trabalhados por Vigotski, complexidade do conhecimento de acordo com Morin e transdisciplinaridade com base em Moraes. Evidencia-se que o desenvolvimento de um humanismo complexo nas escolas já ocorre em experiências educativas e pode ser potencializado onde houver o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que observe a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, a natureza complexa do conhecimento e potencialize a curiosidade epistemológica nos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).