EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DO ENSINO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.144-163Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar a síntese da pesquisa realizada em um Centro de Ensino Infantil, objetivando investigar as concepções de professoras e funcionárias sobre sexo, sexualidade e educação em sexualidade e suas implicações no trabalho pedagógico frente às manifestações da sexualidade da(o)s aluna(o)s. Pautada nos pressupostos do materialismo histórico e dialético; os dados obtidos pelo método de observação in loco e entrevistas semiestruturadas foram analisados qualitativamente, permitindo identificar práticas que consideramos hegemônicas e outras mais voltadas à promoção da igualdade entre meninos e meninas, evidenciando existirem demandas por formações continuadas sobre sexualidade e relações de gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).