CONCEPÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA APRESENTADAS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.88-103Resumo
A Biologia se constituiu como uma ciência do conhecimento, passando por períodos de descrédito nos quais não era considerada uma ciência segmentada em várias áreas de mesmo nível de reconhecimento da Física e a Química. Tais contextos acabaram influenciando a construção da disciplina Biologia, que se caracteriza como fragmentada, descritiva e memorística. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as concepções acerca da epistemologia da Biologia elucidadas por participantes de uma Comunidade de Prática, constituída por professores pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica. Os discursos dos sujeitos da pesquisa foram obtidos por meio de gravações das reuniões referentes aos temas da epistemologia da ciência, posteriormente transcritos e tratados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. O tratamento dos dados pela ATD possibilitou a emergência de duas categorias, Biologia ou Ciências Biológicas, Biologia: construção histórica e autonomia, que possibilitaram a construção de um metatexto sobre a natureza da Ciência Biologia. Na visão dos participantes, a Biologia se caracteriza como uma ciência autônoma no presente momento, porém ainda não se encontra completamente unificada.
Palavras chave: Epistemologia da biologia, Comunidade de prática, Ensino de Biologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).