A PRÁTICA FÍSICA E DESPORTIVA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: FALANDO DE MODELOS SUSTENTÁVEIS PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.189-196Palavras-chave:
Educação e Saúde, Prática Física e Desportiva, Escola, 1.º Ciclo do Ensino BásicoResumo
O início da Educação Básica é um momento fulcral na educação para a atividade física (AF), e embora desde cedo se preveja a oferta na escola de um conjunto de práticas físicas, lúdicas e desportivas relevantes para as necessidades das crianças e jovens, nem sempre essa intenção se concretiza nas escolas. Nesta comunicação pretendemos realçar a importância de uma educação/formação desenvolvida em dois modelos complementares: com a Educação Física, lecionada em horário curricular pelo professor especialista de Educação Física (EF) e, algumas vezes, pelo professor titular de turma; com um Programa de Desporto Escolar, em práticas que decorrem em atividades extra-curriculares, propondo uma oferta em animação e iniciação à prática física e desportiva (AFD) em várias modalidades significantes para a criança e a cultura da região em que vive. Sugerimos aqui uma análise desta realidade, de um modelo de práticas sustentáveis para as escolas do 1.ºciclo, que têm permanecido “em parte” do todo nacional, mesmo após as fortes mudanças da última década. Esta é uma oportunidade de refletir a partir destes modelos de prática EF e AFD, que de uma forma sustentada se propõem criar melhores condições de vida às crianças, assegurando-lhes uma equidade de oportunidades – criação de hábitos de mais saudável e comportamentos mais ativos.
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