FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Caio Roberto Siqueira Lamego Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ). Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) https://orcid.org/0000-0002-5184-1518
  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, lecionando na educação básica, graduação e pós-graduação http://orcid.org/0000-0003-4522-1109

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.9-25

Palavras-chave:

formação docente, educação básica, diversidade, diferença

Resumo

A escola muitas vezes busca homogeneizar e padronizar os indivíduos com ações assimilacionistas, não valorizando vozes subalternizadas e negando a diversidade cultural. O objetivo deste estudo foi compreender concepções sobre questões culturais e práticas de futuros professores em estágio de docência em uma escola pública estadual no Rio de Janeiro. A pesquisa é de natureza qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de cursos de licenciatura de Geografia, Biologia e Matemática. Os depoimentos foram analisados a partir do diálogo com autores que tratam de formação e prática docente, além do enfrentamento de preconceito e discriminação, a partir da abordagem da educação intercultural. A análise dos relatos indicou obstáculos que dificultam as práticas pedagógicas, que, por vezes, são produtos do preconceito velado e enraizado na escola. Mesmo havendo diferentes projetos e debates que buscavam minimizar tais atitudes, a análise indicou preconceito racial e de gênero na escola, sendo esses naturalizados pelo daltonismo cultural dos sujeitos na forma de “brincadeiras”. Práticas dialógicas foram apontadas como metodologias norteadoras das discussões sobre abordagens culturais. Ressalta-se a importância de uma formação pedagógica que se preocupe com a atuação docente capaz de desnaturalizar o preconceito e a discriminação na escola.

Biografia do Autor

Caio Roberto Siqueira Lamego, Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ). Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Docente das disciplinas de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e da disciplina de Ciências na Secretaria Municipal de Educação (SEME) do município de Itaboraí.  Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, formação docente, educação socioambiental, práticas interdisciplinares, multiculturalismo e práticas interculturais na educação básica.

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, lecionando na educação básica, graduação e pós-graduação

Graduada no Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)   e na Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ  e  Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores  e do Instituto de Aplicação  Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, lecionando na educação básica, graduação e pós-graduação.  Docente do quadro permanente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Educação Básica e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira na UERJ. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase na educação em Ciências e Biologia, formação e trabalho docente, currículo e interdisciplinaridade na educação básica.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Siqueira Lamego, C. R., & Ferreira dos Santos, M. C. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 9–25. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.9-25

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação