FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Caio Roberto Siqueira Lamego Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ). Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) https://orcid.org/0000-0002-5184-1518
  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, lecionando na educação básica, graduação e pós-graduação http://orcid.org/0000-0003-4522-1109

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.9-25

Keywords:

teacher training, elementary education, diversity, difference

Abstract

The school often seeks to homogenize and standardize individuals with assimilationist actions, not valuing subalternized voices and denying cultural diversity. The objective of this study was to understand undergaduate students’ conceptions about cultural issues and practices in teaching at a state public school in Rio de Janeiro. The research was qualitative and semi-structured interviews were carried out with five undergraduate students in Geography, Biology and Mathematics. The interviews were analyzed with authors that deal with teacher training and practice, as well as confronting prejudice and discrimination, based on the intercultural education approach. The analysis of the reports indicated obstacles that hamper pedagogical practices, which are sometimes products of concealed and rooted prejudice in school. Even though there were different projects and debates that sought to minimize such attitudes, the analysis indicated racial and gender bias in the school, and these were naturalized by cultural daltonism in the form of "jokes". Dialogical practices were pointed as guiding methodologies of the discussions on cultural approaches. It is important to emphasize the pedagogical training that is concerned with teachers’ professional work capable of denaturing prejudice and discrimination in school.

Author Biographies

Caio Roberto Siqueira Lamego, Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ). Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Docente das disciplinas de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e da disciplina de Ciências na Secretaria Municipal de Educação (SEME) do município de Itaboraí.  Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, formação docente, educação socioambiental, práticas interdisciplinares, multiculturalismo e práticas interculturais na educação básica.

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, lecionando na educação básica, graduação e pós-graduação

Graduada no Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)   e na Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ  e  Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores  e do Instituto de Aplicação  Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, lecionando na educação básica, graduação e pós-graduação.  Docente do quadro permanente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Educação Básica e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira na UERJ. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase na educação em Ciências e Biologia, formação e trabalho docente, currículo e interdisciplinaridade na educação básica.

Published

2019-06-28

How to Cite

Siqueira Lamego, C. R., & Ferreira dos Santos, M. C. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 9–25. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.9-25

Issue

Section

Interculturalidade e Educação