ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL

  • Valdiléia Xavier de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino de Arte; Teoria Histórico-Cultural; experimento didático; funções psicológicas superiores

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo de investigar como o ensino de Arte pode ser organizado para que promova o desenvolvimento dos estudantes. Para a sua efetivação, foram realizadas análises documentais, estudos bibliográficos e um experimento didático.  Os estudos bibliográficos foram fundamentados em autores da Teoria Histórico-Cultural e obras de outros autores que trabalham com o tema desta pesquisa com base no mesmo referencial teórico e que proporcionaram a compreensão sobre a relação entre a Arte o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. O experimento didático foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município da região noroeste do Estado do Paraná. A análise das atividades organizadas e desenvolvidas por meio do experimento didático possibilitou a identificação das funções psíquicas superiores mobilizadas durante as atividades de ensino, bem como as ações docentes que foram determinantes para a promoção da aprendizagem s e, consequentemente, para o desenvolvimento psíquico dos estudantes.

 

Biografia do Autor

Valdiléia Xavier de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Professora da Educação Básica no Município de Mamborê-PR

Publicado
2020-01-02
Como Citar
Oliveira, V., & Sforni, M. (2020). ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL. Revista Contexto & Educação, 35(110), 44-65. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.44-65
Seção
Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano