AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E ASPECTOS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CONCEPTIONS AND ASPECTS ON EVALUATION OF THE LEARNING OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS IN BIOLOGY COURSE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.9666Resumo
A avaliação da aprendizagem é um dos temas que está presente nas discussões atuais sobre ensino longe de estar esgotado, pois ainda há muito para explorar sobre a temática. Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender quais as concepções sobre avaliação da aprendizagem dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, PR. Na pesquisa foi proposto um questionário para dez licenciandos de cada uma das cinco fases do curso, com o intuito de identificar e analisar quais concepções sobre avaliação da aprendizagem são apresentadas pelos mesmos, posto que estes serão professores e deverão estar preparados para abordar a temática. Com os dados transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, foram identificadas três categorias: I) O que é avaliação? Por que somos avaliados? II) Aspectos positivos e negativos em relação à avaliação e III) Sentimentos envolvidos nos processos avaliativos. Os resultados da pesquisa indicam que existem diferentes concepções da avaliação da aprendizagem dentro do curso, e que os licenciandos não possuem uma concepção fechada sobre o que é avaliação, pois, para muitos, essas questões ainda estão em construção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.