DESINTERESSE ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O TEMA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
DESINTERESSE ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O TEMA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.280-300Palavras-chave:
Desinteresse Escolar. Educação Escolar. Teses e DissertaçõesResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica a respeito da temática “desinteresse escolar” a partir do mapeamento de teses e dissertações que abordam o assunto. Metodologicamente, realizou-se uma revisão de literatura sistemática no banco de teses e dissertações da Capes, com a qual foram localizados 46 estudos. A análise foi realizada por meio da leitura do título e do resumo dos trabalhos, com base nas seguintes categorias emergentes: (1) desinteresse pela educação escolar; (2) implicações do desinteresse do aluno na atividade docente; (3) desinteresse como uma construção sócio-histórica; ligado a aspectos sociais e (4) desinteresse associado à indisciplina, abandono, evasão e desempenho escolar. Dentre os resultados, destaca-se que apesar da escola ser entendida como um espaço significativo para adquirir conhecimentos e ser uma “promessa para um futuro melhor”, a falta de interesse dos estudantes é um fenômeno presente e que marca tanto a trajetória escolar destes, quanto afeta a saúde mental do corpo docente. Foi possível inferir, ainda, que o desinteresse envolve diferentes dimensões, podendo estar relacionado tanto a disciplinas específicas quanto ao processo de aprendizagem escolar de modo geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).