Os saberes docentes mobilizados em atividades de modelagem nas ciências e matemática

Autores

  • Rosi Kelly Regina Marmitt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12481

Palavras-chave:

formação continuada, desenvolvimento profissional, constituição docente.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida com um grupo de professoras participantes do programa de extensão “Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática”, o qual tem a seguinte questão norteadora: De que forma os saberes docentes são mobilizados e transformados durante o envolvimento das professoras em atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM)? Para a constituição dos dados empíricos utilizamos os diários referentes aos encontros de formação continuada de seis professoras de Matemática e os diários de planejamento das atividades de MCM. A análise do material segue os procedimentos da Análise Textual Discursiva, por meio da qual reconhecemos a emergência de três categorias: 1) avaliações sobre o processo de MCM, as quais denotam a ausência do saber da formação profissional ante o conhecimento do processo de modelagem e a transformação desse saber ao longo da formação; 2) o fazer MCM, no qual há predomínio do saber disciplinar e a compreensão de que o processo de modelagem possibilita relações interdisciplinares; 3) a transição para a sala de aula, na qual o amálgama dos diferentes saberes constituintes da profissão docente é posto em evidência. Sinalizamos que as categorias textualizam elementos que denotam marcas de desenvolvimento profissional das professoras em formação.

Biografia do Autor

Rosi Kelly Regina Marmitt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Campus Santa Rosa. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo. Docente do Estado do Rio Grande do Sul

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Marmitt, R. K. R., & Bonotto, D. de L. (2023). Os saberes docentes mobilizados em atividades de modelagem nas ciências e matemática. Revista Contexto & Educação, 38(120), e12481. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12481

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes