ANÁLISE DE MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO: TIPOS DE CONTEÚDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.149-156

Palavras-chave:

suicídio, educação em saúde, responsabilidade social.

Resumo

A publicidade em saúde com teor educativo manifesta-se como matéria prima para promoção e prevenção da saúde e seus agravos. Nesse contexto, os materiais produzidos na campanha “Setembro Amarelo” objetivam a instrução sobre condutas fundamentais em casos de apresentação de sinais de alerta para o risco da ideação e tentativa suicida. Por compreender a importância de tais orientações para familiares e profissionais, este trabalho pauta-se na análise qualitativa dos tipos de conteúdo presentes em dois desses materiais. Dessa maneira, averiguou-se a assertividade entre a escolha dos tipos de conteúdo utilizada, que podem ser factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, e sua efetividade no combate ao suicídio. Cada um desses conteúdos, em conjunto ou isoladamente, trazem consigo certo grau de profundidade capaz de sensibilizar e tornar possível a internalização de boas práticas, como escuta qualificada pelos profissionais da saúde e a detecção familiar precoce de situações de risco aumentado de autoviolência pré-anunciada pelo desejo cometer suicídio. Portanto é imprescindível que a elaboração dos materiais de prevenção ao suicídio seja embasada no conhecimento das teorias dos conteúdos de Antoni Zabala.

Biografia do Autor

Antonio Sales

Docente da Uniderp em Campo Grande- MS, Brasil

Giovana Marcelino Stilben de Souza

Discente da Uniderp em Campo Grande- MS, Brasil

Mariana Peres Rodrigues

Discente da Uniderp em Campo Grande- MS, Brasil

Leda Márcia Araújo Bento

Docente da Uniderp em Campo Grande- MS, Brasil

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Marques da Silva Santos, M., Sales, A., de Souza, G. M. S., Rodrigues, M. P., & Bento, L. M. A. (2020). ANÁLISE DE MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO: TIPOS DE CONTEÚDOS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 20(40), 149–156. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.149-156

Edição

Seção

Educação & Saúde