Formação para atuação na atenção básica na graduação e na residência multiprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10245

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde;, Formação Profissional;, Educação Superior;, Equipe Multiprofissional.

Resumo

Objetivo: Analisar a formação para a atuação na Atenção Básica na graduação e na Residência Multiprofissional em Saúde na Região Sul do Brasil. Metodologia: Estudo quantitativo realizado com Residentes do segundo ano, Egressos e Residentes Desistentes por meio de um questionário enviado via Google drive. Os dados foram analisados de forma descritiva e apresentados por meio de quadros, tabelas e figuras. Resultados: Quanto à opinião dos Egressos, Residentes e Residentes Desistentes sobre a sua preparação para atuação na Atenção Básica ao finalizar a graduação, a maioria considerou suficiente, insuficiente e precária. Observou-se que a maior parte dos Egressos considerou plena e adequada a contribuição da Residência Multiprofissional em Saúde para o seu desempenho profissional na Atenção Básica. Conclusão: A Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Básica tem cumprido seu propósito de formação para o Sistema Único de Saúde. Por ser pioneiro e regional, este estudo abre espaço para novas discussões sobre os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e sobre a formação das profissões da saúde para a atuação na Atenção Básica nas graduações em saúde no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Silvana Basso Miolo, Universidade Federal de Santa Maria/Prefeitura Municipal de Santa Maria

Instituição: Prefeitura Municipal de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Maria Formação: Fisioterapeuta Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM)

Xavéle Braatz Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

Instituição: Prefeitura Municipal de Arroio do Tigre e Universidade Federal de Santa Maria Formação: Fisioterapeuta Mestranda em Gestão de Organizações Públicas (UFSM)

Elenir Fedosse, Universidade Federal de Santa Maria

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria Formação: Fonoaudióloga Doutora em Linguística (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Basso Miolo, S., Braatz Petermann, X., & Fedosse, E. (2022). Formação para atuação na atenção básica na graduação e na residência multiprofissional. Revista Contexto &Amp; Saúde, 22(45), e10245. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10245

Edição

Seção

Artigos