Training for practice in primary care: Undergraduate weaknesses and multiprofessional residence potential
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10245Keywords:
Atenção Primária à Saúde;, Formação Profissional;, Educação Superior;, Equipe Multiprofissional.Abstract
Objective: To analyze the training for acting in Primary Care at graduation and in the Multiprofessional Residency in Health in the Southern Region of Brazil. Methodology: Quantitative study conducted with second year residents, graduates and dropout residents through a questionnaire sent via Google drive. The data were analyzed descriptively and presented using tables, tables and figures. Results: As for the opinion of Graduates, Residents and Residents who dropped out about their preparation for acting in Primary Care at the end of graduation, most considered it insufficient and precarious. It was observed that most graduates considered the contribution of the Multiprofessional Residency in Health to their professional performance in Primary Care to be full and adequate. Conclusion: The Multiprofessional Residency in Health in Primary Care has fulfilled its purpose of training for the Unified Health System. As a pioneer and regional, this study opens spaces for new discussions about the Multiprofessional Residency in Health Programs and the formation of professions from health to acting in Primary Care in health degrees in the Brazilian context.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).