HYGIENIC-SANITARY PROFILE OF HANDLED MEAT SOLD IN BULK IN SUPERMARKET CHAINS IN TERESINA-PI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.252-258Palavras-chave:
Food Parasitology, Meat Products, Health educationResumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil higiênico-sanitário em carne moída, frango refrigerado, presunto e linguiça manipulados e vendidos a granel nas redes de supermercados de Teresina-PI. As amostras de linguiça, presunto, frango refogado e carne moída vendidas a granel foram coletadas em cinco grandes redes de supermercados de Teresina-PI, identificadas como SM1, SM2, SM3, SM4 e SM5. Quarenta amostras foram analisadas pelos métodos de Faust, Willis e Faust adaptada com solução de éter-álcool em triplicatas. Esporos de fungos, fragmentos de hifas, ovos (ancilostomíase e Ascaris lumbricoides) e cistos de parasitas (Entamoeba coli) foram encontrados em três dos cinco supermercados avaliados, além de muitas partes do corpo de insetos e insetos inteiros, sendo pulgas, ácaros e formigas, em quantidades muito maiores do que as permitidas por lei. Em dois dos cinco supermercados escolhidos para a pesquisa não foram encontradas estruturas que pudessem prejudicar a saúde humana. É necessário implementar boas práticas de higiene e cuidado com o armazenamento de carne nos supermercados analisados e melhorar as inspeções dos órgãos reguladores. Além disso, é importante promover a educação em saúde para os trabalhadores do supermercado, afim de evitar a contaminação dos alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).