REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DE AÇÕES DIALÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.267-274Palavras-chave:
Representação social. Idosos. Institucionalização. Promoção da saúde. Ações dialógicasResumo
Objetivo: conhecer as representações sociais de idosos institucionalizados por meio de ações dialógicas. Método: estudo qualitativo descritivo, ancorado na Teoria das Representações Sociais. Utilizou-se de encontros dialógicos grupais de promoção à saúde e entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram processados pelo software IRAMUTEQ. Resultados: dentre participantes, a maioria era constituída por mulheres, com idade média de 77 anos, 06 eram viúvas, a escolaridade predominante foi o ensino fundamental incompleto, o tempo de residência nas ILPIs variou de um a nove anos.O software concentrou as respostas dos idosos das entrevistas em três classes, assim nominadas: 1) Conversar para conhecer as outras pessoas, conviver com elas e me fortalecer; 2) Participar do encontro_reunião ajuda a enfrentar a vida institucionalizada; 3) Nunca é tarde para cuidar da saúde. Considerações Finais: os enunciados elaborados pelos participantes revelam que a interação social promove a produção e a troca de conhecimento, o fortalecimento de relações interpessoais, o compartilhamento de experiências vividas e o estabelecimento de confiança mútua. As atividades mostraram-se eficazes para aos idosos, ajudando-os a (re) significar a vida institucionalizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).