“Ô de casa! ”: Uma análise foucaultiana da atenção domiciliar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10853Palavras-chave:
Serviços de assistência domiciliar, doença crônica, cuidados paliativos, profissional de saúdeResumo
Objetivo: problematizar a atenção domiciliar em relação à sua organização, funcionamento e condução dos procedimentos exercidos pelos profissionais de saúde neste cenário. Método: Tratou-se de pesquisa qualitativa inserida nos Estudos Foucaultianos, realizada em um Serviço de Assistência Domiciliar de um Hospital de Ensino do Sul do Brasil, com 12 profissionais de saúde. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação participante, no período de abril a agosto de 2018.Os dados foram organizados e analisados com ferramentas foucaultianas: subjetivação e poder. Resultados: Destaca-se as táticas utilizadas pelos profissionais de saúde para o acesso mais facilitado ao domicílio e ao corpo dos doentes, bem como o estabelecimento de relações de poder, que fazem modificações nos modos de vida dos pacientes e cuidadores. Além disso, o estudo aponta as (im)possibilidades do serviço, principalmente para a manutenção do paciente no ambiente domiciliar. Para que seja possível o cuidado no domicílio, os espaços são (re)configurados, materiais são disponibilizados, além de ser sinalizada a importância da presença de cuidador familiar 24 horas por dia. Conclusão: São estabelecidas estratégias de controle na atenção domiciliar, de modo que é realizado o governo dos corpos dos doentes crônicos, permitindo que se mantenham no domicílio, espaço agora institucionalizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).