“Ô de casa! ”: Uma análise foucaultiana da atenção domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10853

Palavras-chave:

Serviços de assistência domiciliar, doença crônica, cuidados paliativos, profissional de saúde

Resumo

Objetivo: problematizar a atenção domiciliar em relação à sua organização, funcionamento e condução dos procedimentos exercidos pelos profissionais de saúde neste cenário. Método: Tratou-se de pesquisa qualitativa inserida nos Estudos Foucaultianos, realizada em um Serviço de Assistência Domiciliar de um Hospital de Ensino do Sul do Brasil, com 12 profissionais de saúde. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação participante, no período de abril a agosto de 2018.Os dados foram organizados e analisados com ferramentas foucaultianas: subjetivação e poder. Resultados: Destaca-se as táticas utilizadas pelos profissionais de saúde para o acesso mais facilitado ao domicílio e ao corpo dos doentes, bem como o estabelecimento de relações de poder, que fazem modificações nos modos de vida dos pacientes e cuidadores. Além disso, o estudo aponta as (im)possibilidades do serviço, principalmente para a manutenção do paciente no ambiente domiciliar. Para que seja possível o cuidado no domicílio, os espaços são (re)configurados, materiais são disponibilizados, além de ser sinalizada a importância da presença de cuidador familiar 24 horas por dia. Conclusão: São estabelecidas estratégias de controle na atenção domiciliar, de modo que é realizado o governo dos corpos dos doentes crônicos, permitindo que se mantenham no domicílio, espaço agora institucionalizado.

 

Biografia do Autor

Jéssica Siqueira Perboni, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutoranda em ciências. Professora Substituta da Faculdade de Enfermagem.

Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPel.

Fernanda Sant'Ana Tristão, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora da Faculdade de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Perboni, J. S., Griebeler Oliveira, S., & Sant’Ana Tristão, F. (2022). “Ô de casa! ”: Uma análise foucaultiana da atenção domiciliar. Revista Contexto & Saúde, 22(45), e10853. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10853

Edição

Seção

Artigos