PERCEPÇÕES DE GESTORES SOBRE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ESCOLA
MANAGERS PERCEPTIONS ABOUT FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION ACTIONS AT SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11163Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Gestão, Percepção, EscolaResumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) representa uma das mais importantes práticas e estratégias de incentivo à incorporação de hábitos alimentares saudáveis de caráter emancipatória na vida das novas gerações. Nesta perspectiva, o estudo objetivou identificar a percepção de gestores sobre a EAN no âmbito escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem hermenêutica. Quanto aos fins, envolve a pesquisa descritiva exploratória e quanto aos meios, pesquisa de campo. Os dados foram coletados através de entrevistas gravadas com secretários de educação e nutricionistas, responsáveis técnicos pela merenda escolar (12 entrevistados) de alguns municípios do Médio e Alto Uruguai/RS. A escolha da amostra é considerada probabilística e aleatória simples. A análise de conteúdo foi escolhida como estratégia para discussão dos dados obtidos na pesquisa de campo. Quando indagados sobre a percepção da EAN na escola, os entrevistados ressaltaram as essas ações como práticas reflexivas, promotoras de saúde, formadoras de atores e da autonomia alimentar. Sobre o que poderia ser feito, destacaram a necessidade de incentivo constante, de projetos integradores, capacitação de professores sobre a temática e, ainda, a importância do trabalho de EAN no ambiente familiar. Conclui-se que a escola se apresenta como ambiente favorável para o desenvolvimento de estratégias de EAN problematizadoras, dialógicas e, por considerem a realidade local, fomentando para a necessidade de gestão e adequado planejamento destas ações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).