PERCEPÇÕES DE GESTORES SOBRE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ESCOLA

MANAGERS PERCEPTIONS ABOUT FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION ACTIONS AT SCHOOL

Autores

  • Taís Fátima Soder Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/ Campus de Frederico Westphalen.
  • Fábia Benetti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rúbia Garcia Deon Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Dionara Simoni Hermes Volkweis Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Cênio Back Weyh Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11163

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Gestão, Percepção, Escola

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) representa uma das mais importantes práticas e estratégias de incentivo à incorporação de hábitos alimentares saudáveis de caráter emancipatória na vida das novas gerações. Nesta perspectiva, o estudo objetivou identificar a percepção de gestores sobre a EAN no âmbito escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem hermenêutica. Quanto aos fins, envolve a pesquisa descritiva exploratória e quanto aos meios, pesquisa de campo.  Os dados foram coletados através de entrevistas gravadas com secretários de educação e nutricionistas, responsáveis técnicos pela merenda escolar (12 entrevistados) de alguns municípios do Médio e Alto Uruguai/RS. A escolha da amostra é considerada probabilística e aleatória simples. A análise de conteúdo foi escolhida como estratégia para discussão dos dados obtidos na pesquisa de campo. Quando indagados sobre a percepção da EAN na escola, os entrevistados ressaltaram as essas ações como práticas reflexivas, promotoras de saúde, formadoras de atores e da autonomia alimentar. Sobre o que poderia ser feito, destacaram a necessidade de incentivo constante, de projetos integradores, capacitação de professores sobre a temática e, ainda, a importância do trabalho de EAN no ambiente familiar. Conclui-se que a escola se apresenta como ambiente favorável para o desenvolvimento de estratégias de EAN problematizadoras, dialógicas e, por considerem a realidade local, fomentando para a necessidade de gestão e adequado planejamento destas ações.

Biografia do Autor

Fábia Benetti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Nutricionista, graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -Campus de Erechim, RS. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo-RS. Doutorado em andamento em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia UFRGS. Coordenadora e Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Frederico Westphalen. Nutricionista Clínica da Clínica Santa Margarida.

Rúbia Garcia Deon, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Nutricionista. Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS; Mestre em Saúde Coletiva; Especialista em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso; Especialista em Nutrição Clínica com Ênfase em Doenças Crônico-Não-Degenerativas; Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen-RS.

Dionara Simoni Hermes Volkweis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), Pós-Graduada em Saúde Pública pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2013). Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI campus de Frederico Westphalen

Cênio Back Weyh, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Educação (2005) pelo Programa de Pó-Graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Educação (1993) pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Educação pela FUNDAMES / URI (1987); Graduação em Pedagogia(1983) e Graduação em Filosofia (1984), ambas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Docente titular do PPG - Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico; docente do Curso de Pedagogia - Universidade Regional Integrado do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Santo Ângelo. Pesquisa os clássicos da Educação Brasileira e Latino Americana na perspectiva do campo popular; em experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Escola, Paulo Freire, Florestan Fernandes; Educação popular, Estado, Democracia, Processos Participativos. Livros publicados: Educar pela Particiopação: uma leitura político-pedagógica do Orçamento Participativo Estadual no município de Salvador das Missões (2011 - EDIURI); Educação Emancipatória como estratégia de efetivação do controle social em conselhos Municipais de Saúde (2016 - CRV); Educação dialógico-libertadora é possível? (2017 - CRV).

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Soder, T. F., Benetti, F., Deon, R. G., Volkweis, D. S. H., & Weyh, C. B. (2021). PERCEPÇÕES DE GESTORES SOBRE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ESCOLA: MANAGERS PERCEPTIONS ABOUT FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION ACTIONS AT SCHOOL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 18–32. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11163

Edição

Seção

Nutrição & Saúde