VÍDEO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA ACOLHIMENTO DE FAMILIARES DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UTIN
EDUCATIONAL VIDEO WITH STRATEGY TO RECEPTION THE RELATIVES OF HOSPITALIZED NEWBORN AT UTIN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11663Palavras-chave:
Tecnologias educacionais. Educação em Saúde. Enfermagem neonatal. Recém-nascidos. Pais.Resumo
O estudo teve como objetivo geral desenvolver uma tecnologia educativa que viesse a contribuir com orientações de enfermagem para familiares de recém-nascidos (RNs) internados. Estudo de caso descritivo e de natureza qualitativa, foi desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A coleta de dados foi realizada em primeiro momento por meio de questionário com as enfermeiras da UTIN e, em seguida, através de entrevista com as mães dos RNs. A partir dos dados coletados, foi construído um vídeo educativo, seguindo a metodologia de Filatro (2008). Após, ele foi submetido a um processo de avaliação/validação pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e pelas enfermeiras da UTIN do hospital em questão. O processo incluiu reuniões do NEPS e entrevista gravada com as enfermeiras, agrupando-se as falas em duas categorias: Conteúdo, aspectos técnico-estéticos e proposta pedagógica do vídeo educativo e Tecnologia educativa como ferramenta na Educação em Saúde de familiares. Os grupos avaliadores concordaram que o vídeo continha todas as informações necessárias e fizeram sugestões para melhoria, as quais foram incluídas na edição final. Conclui-se, com o vídeo validado, que ele possui qualidade para ser utilizado com o público-alvo em sala de espera, constituindo, assim, um material de uso institucional, que possibilitará uma melhor compreensão dos familiares em relação à hospitalização. Além disso, a pesquisa desenvolvida pode apontar um método para o desenvolvimento de outros materiais, mediados pelas tecnologias, visando a humanização no acolhimento em instituições de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).