VÍDEO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA ACOLHIMENTO DE FAMILIARES DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UTIN
EDUCATIONAL VIDEO WITH STRATEGY TO RECEPTION THE RELATIVES OF HOSPITALIZED NEWBORN AT UTIN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11663Palabras clave:
Tecnologias educacionais. Educação em Saúde. Enfermagem neonatal. Recém-nascidos. Pais.Resumen
O estudo teve como objetivo geral desenvolver uma tecnologia educativa que viesse a contribuir com orientações de enfermagem para familiares de recém-nascidos (RNs) internados. Estudo de caso descritivo e de natureza qualitativa, foi desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A coleta de dados foi realizada em primeiro momento por meio de questionário com as enfermeiras da UTIN e, em seguida, através de entrevista com as mães dos RNs. A partir dos dados coletados, foi construído um vídeo educativo, seguindo a metodologia de Filatro (2008). Após, ele foi submetido a um processo de avaliação/validação pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e pelas enfermeiras da UTIN do hospital em questão. O processo incluiu reuniões do NEPS e entrevista gravada com as enfermeiras, agrupando-se as falas em duas categorias: Conteúdo, aspectos técnico-estéticos e proposta pedagógica do vídeo educativo e Tecnologia educativa como ferramenta na Educação em Saúde de familiares. Os grupos avaliadores concordaram que o vídeo continha todas as informações necessárias e fizeram sugestões para melhoria, as quais foram incluídas na edição final. Conclui-se, com o vídeo validado, que ele possui qualidade para ser utilizado com o público-alvo em sala de espera, constituindo, assim, um material de uso institucional, que possibilitará uma melhor compreensão dos familiares em relação à hospitalização. Além disso, a pesquisa desenvolvida pode apontar um método para o desenvolvimento de outros materiais, mediados pelas tecnologias, visando a humanização no acolhimento em instituições de saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.