MABC-2 TRANSCULTURAL ADAPTATION AND EVALUATION OF CHILDREN AGED 7 TO 10 YEARS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER
ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO MABC-2 E AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11833Palavras-chave:
Autism, Motor Dexterity, Motor Activity, Disability AssessmentResumo
O desenvolvimento motor não faz parte dos critérios diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, porém, deve ser considerado no processo de avaliação e intervenção da criança com TEA. Objetivos: Realizar tradução e adaptação transcultural para a versão Português/Brasil da escala Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), para a faixa etária de 7 a 10 anos e testar a versão traduzida em crianças com TEA. Método: O estudo foi aplicado em 41 meninos com TEA e correlacionado com o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPR). Resultados e Discussão: Observou-se que as correlações com os escores padrão entre os domínios avaliados pela MABC-2 e os resultados das MPR mostraram-se moderadas para DM (r=0,454, p=0,012) e EQ (r=0,324, p=0,081) e pequena para J&P (r=0,170, p=0,368). Pelo sistema semáforo, 83% dos avaliados classificados na zona vermelha, com déficits motores significativos. Conclusão: O uso da MABC-2 possibilitou identificar algumas adaptações que podem favorecer a avaliação motora no grupo estudado. Os testes de correlação mostraram que o grau de inteligência parece influenciar o desempenho motor. Considera-se a relevância de estudos e avaliações na área motora para crianças com TEA, minimizando-se os fatores que podem interferir no desempenho de tarefas motoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).