MABC-2 TRANSCULTURAL ADAPTATION AND EVALUATION OF CHILDREN AGED 7 TO 10 YEARS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER

ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO MABC-2 E AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11833

Keywords:

Autism, Motor Dexterity, Motor Activity, Disability Assessment

Abstract

Motor development is not part of the diagnostic criteria for people with Autistic Spectrum Disorder, but it must be considered in the assessment and intervention process of ASD children. Objectives: To carry out translation and transcultural adaptation to Portuguese / Brazil version of the Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) for the 7-10 year age group and test the version translated into children with ASD. Method: The study was applied to 41 boys with ASD and correlated with Raven's Colored Progressive Matrices test (CPM). Results and Discussion: It was observed that the correlations with the standard scores between the domains assessed by MABC-2 and the CPM results showed to be median for MD (r = 0.454, p = 0.012) and B (r = 0.324, p = 0.081) and small for A&C (r = 0.170, p = 0.368). By the traffic light system, 83% of those evaluated were classified in the red zone, with significant motor deficits. Conclusion: Correlation tests showed that the degree of intelligence seems to influence motor performance. The relevance of studies and assessments about motor area for ASD children is considered, minimizing the factors that may interfere with the motor tasks performance.

Author Biographies

Carolina Lourenço Reis Quedas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento em crianças com transtorno do espectro
autista
Fisioterapeuta  Profissional de Educação Física
Pedagoga
 Pós graduada em Psicomotricidade
Pós Graduanda em Análise do comportamento
Docente e pesquisadora na área de Habilidades motoras TEA e outras deficiências, inclusão
escolar, intervenção precoce, avaliação motora e psicomotricidade

Maria Eloisa Famá D´Antino, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela/Espanha, em 2007. Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão escolar e social, políticas públicas.

Ricardo Henrique R. Quintas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014) graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista UNIP (2005), Foi fisioterapeuta Instituto SER Clínica escola especializada em crianças e adolescentes com distúrbios do desenvolvimento (Autismo, deficiência mental) (2015), Comitê Olímpico Brasileiro -COB (2016), Confederação Brasileira de Tiro Esportivo CBTE (2016) e Professor convidado para o curso de pós-graduação da Universidade DeVry (2017).Com experiência nas áreas de Fisioterapia Neurológica, Pediátrica e Ortopédica. 

Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1981) e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor em regime de período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua principalmente nas seguintes áreas: Planejamento de Experimentos, Análise de Regressão, Estatística não paramétrica e Controle Estatístico de Processos. Realiza trabalhos multidisciplinares em áreas como: sustentabilidade, educação, urbanismo, distúrbio do desenvolvimento, engenharia elétrica e de produção.

Marina Monzani Rocha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga e Doutora em Ciências - Psicologia Clínica - pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado na University of Vermont (UVM), onde aprofundou seus conhecimentos sobre avaliação empiricamente baseada e análise de grandes bases de dados. Foi bolsista do CNPq em projetos de iniciação científica e bolsista FAPESP durante o doutorado. Foi pesquisadora visitante na University of Vermont em fevereiro e março de 2020 (PrInt - CAPES). Atualmente, é psicóloga clínica no Centro de Análise do Comportamento de São Paulo (CeAC) e Professora Assistente I do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) (Nota 6 - CAPES). Tem interesse em análise do comportamento, psicologia baseada em evidências, habilidades socioemocionais e problemas de comportamento, programas de prevenção e intervenção na primeira infância, orientação de pais e avaliação a partir de múltiplos informantes. 

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991 e 1995). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, em regime de tempo integral, onde implantou e coordenou o Curso de Fisioterapia entre 02/2007 a 02/2011. É docente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento orientando pesquisas de Mestrado desde 2002 e Doutorado desde 2009. Atualmente é coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento (DINTER) na Instituição Promotora (UPM), em parceria com o Centro Universitário Cesmac de Maceió, Alagoas. É editora associada dos Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, tendo sido editora entre 2007-2019. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em neurologia infantil e estudos interdisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor: avaliação e intervenção, Inclusão Social, Pessoas com Deficiência, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Destreza Motora e Realidade Virtual. 

Published

2022-02-18

How to Cite

Quedas, C. L. R., Famá D´Antino, M. E., R. Quintas, R. H., Cymrot, R., Rocha, M. M., & Blascovi-Assis, S. M. (2022). MABC-2 TRANSCULTURAL ADAPTATION AND EVALUATION OF CHILDREN AGED 7 TO 10 YEARS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO MABC-2 E AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Context and Health Journal, 21(44), 183–197. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11833

Issue

Section

Fisioterapia & Saúde