Perfil epidemiológico da doença do novo coronavírus em um município do interior do Mato Grosso

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Perfil epidemiológico, Vigilância em Saúde Pública, Infecção por coronavírus, Assistência à saúde

Resumo

Objetivo: analisar o perfil epidemiológico da doença do novo coronavírus no município de Pontal do Araguaia, Mato Grosso. Método: estudo epidemiológico do tipo descritivo e retrospectivo, utilizando dados secundários referentes ao período de 17 de abril a 23 de outubro de 2020. Resultados: no intervalo de 28 semanas epidemiológicas 288 casos foram confirmados, sendo 52,4% eram mulheres, com idade entre 30 a 39 anos (24,7%). 92,36% dos pacientes apresentaram sintomas, predominando a tosse (51%), foi associado comorbidades em apenas 8%, destes a maioria eram portadores de diabetes mellitus e ocorreu hospitalização em 10% dos casos. Em relação aos óbitos a maioria foram mulheres com idade média de 74 anos. O município apresentou um percentual de recuperação de 96,18% e 2,4% de letalidade. Conclusão: a atenção primária à saúde vem conseguindo sustentar os cuidados necessários para controle da transmissão do novo coronavírus no município estudado.

 

Biografia do Autor

Patrícia Fernandes Massmann, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do curso de Enfermagem ICBS/CUA/UFMT. Coordenadora do projeto de extensão - Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo NAAME. Tutora do Pet-Saúde/Interprofissionalidade. 

 

 

Dhennifer Garcia Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente do curso de Biomedicina ICBS/CUA/UFMT e integrante do Pet-Saúde/Interprofissionalidade. 

Wilmara Batista Silva Aires Aires, Secretária Municipal de Saúde do Pontal do Araguaia

Enfermeira, trabalha no setor de Vigilância Epidmiológica da Secretária Municipal de Saúde do município de Pontal do Araguaia - MT. 

Amanda Pinheiro de Sousa, Secretária Municipal de Saúde do Pontal do Araguaia

Trabalha no setor de Vigilância Epidmiológica da Secretária Municipal de Saúde do município de Pontal do Araguaia - MT. 

Lusiângela Soares Silva, Secretária Municipal de Saúde do Pontal do Araguaia

Trabalha no setor de educação permanente e educação em saúde da Secretária de Saúde do Município de Pontal do Araguaia, estado de Mato Grosso. 

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Jordão, F. M., Massmann, P. F., Alves, D. G., Aires, W. B. S. A., de Sousa, A. P., & Silva, L. S. (2022). Perfil epidemiológico da doença do novo coronavírus em um município do interior do Mato Grosso. Revista Contexto & Saúde, 22(46). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/11844

Edição

Seção

Artigos