A Atenção Primária em Saúde como cenário de práticas de promoção da saúde: Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.12886Palavras-chave:
Atenção Primária em Saúde; Promoção da Saúde; Saúde Coletiva; Equipe de Saúde; Enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar e analisar as práticas de Promoção da Saúde, destinadas a grupos e coletivos, realizadas por equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil nos últimos cinco anos. Método: Revisão integrativa feita a partir do cruzamento do descritor e/ou MeSH “Promoção da Saúde” com as palavras-chave “Atenção Primária em Saúde” e/ou “Atenção Básica em Saúde” na Lilacs,
no Ibecs, na BDENF, na SciELO, na CINAHL, na Medline, Embase, Web of Science e Scopus. Foram incluídos artigos originais publicados entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2021. Resultados: dos artigos, 37 foram incluídos na revisão e agrupados em uma síntese numérica e temática. As práticas de Promoção da Saúde descritas nesses estudos inscrevem-se majoritariamente na abordagem
comportamental, posto que alguns apresentaram práticas que remetem à abordagem reformista participativa. Considerações finais: identificamos práticas de Promoção da Saúde na APS em seis temáticas: Promoção da Saúde como sinônimo de educação em saúde para a mudança de comportamentos e adoção de hábitos saudáveis; fatores associados à adesão/participação nas práticas ofertadas; descrição e análise de um conjunto de práticas de Promoção da Saúde; Promoção da Saúde como resistência ao modelo
biomédico e aumento da qualidade de vida; processos reflexivos e participação como práticas de Promoção da Saúde; e, oferta de espaços para atividade física nas comunidades. Ressalta-se que a necessidade de ampliação do escopo das práticas de Promoção da Saúde, realizadas na APS, pode possibilitar um maior impacto destas sobre os Determinantes Sociais da Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).