Envelhecimento Humano na Ótica de Pessoas Idosas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.05.107-127Resumo
As questões acerca do processo de envelhecimento passaram a preocupar a sociedade como um todo, tendo em vista que, atualmente, o Brasil já não pode mais ser considerado um país de jovens. As mudanças na demografia estão ocorrendo e mostram um crescimento elevado no número de pessoas idosas em comparação com o número total da população em geral. Este trabalho tem por finalidade apresentar o estudo realizado sobre a concepção de idosos acerca do envelhecimento humano. Teve como objetivo conhecer a concepção de velhice na ótica da pessoa idosa residente no Município de Ijuí/RS. Pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, descritiva do tipo estudo de caso. A coleta das informações ocorreu através de entrevista, gravada, transcrita na íntegra, com a seguinte questão norteadora: Fale o que é envelhecer para você? Foram entrevistadas seis pessoas no mês de maio de 2003. Para a análise realizamos a ordenação do material, classificação das informações em categorias e análise final. Emergiram duas categorias de análise: a primeira aborda as questões sobre a forma estereotipada como os idosos se percebem, sendo sinônimo de sofrimento, inutilidade e doença; a segunda discorre acerca do envelhecimento como processo de declínio das forças físicas. Os idosos desta investigação pontuam que a fragilidade muscular contribui não só para a dificuldade em executar as atividades do dia-a-dia,mas, também, é um fator limitante da vida social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.