Envelhecimento Humano na Ótica de Pessoas Idosas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.05.107-127Resumen
As questões acerca do processo de envelhecimento passaram a preocupar a sociedade como um todo, tendo em vista que, atualmente, o Brasil já não pode mais ser considerado um país de jovens. As mudanças na demografia estão ocorrendo e mostram um crescimento elevado no número de pessoas idosas em comparação com o número total da população em geral. Este trabalho tem por finalidade apresentar o estudo realizado sobre a concepção de idosos acerca do envelhecimento humano. Teve como objetivo conhecer a concepção de velhice na ótica da pessoa idosa residente no Município de Ijuí/RS. Pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, descritiva do tipo estudo de caso. A coleta das informações ocorreu através de entrevista, gravada, transcrita na íntegra, com a seguinte questão norteadora: Fale o que é envelhecer para você? Foram entrevistadas seis pessoas no mês de maio de 2003. Para a análise realizamos a ordenação do material, classificação das informações em categorias e análise final. Emergiram duas categorias de análise: a primeira aborda as questões sobre a forma estereotipada como os idosos se percebem, sendo sinônimo de sofrimento, inutilidade e doença; a segunda discorre acerca do envelhecimento como processo de declínio das forças físicas. Os idosos desta investigação pontuam que a fragilidade muscular contribui não só para a dificuldade em executar as atividades do dia-a-dia,mas, também, é um fator limitante da vida social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).