Ações Educativas em Nutrição, Desenvolvidas com Pré-Escolares no Município de Santo Cristo, RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.129-148Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar e avaliar os efeitos de Ações Educativas em Nutrição, aplicadas a pré-escolares de uma escola municipal de educação infantil, no município de Santo Cristo, RS. A abordagem descritiva transversal deu-se pela observação do comportamento alimentar durante o período escolar, freqüentado por 33 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos de idade. O levantamento das opiniões dos pais, professores, merendeira e diretora da escola referente ao comportamento alimentar das crianças, ocorreu em momentoanterior e posterior às ações educacionais desenvolvidas com as crianças, as quais foram efetivadas por meio de um teatro de fantoches, leitura de estórias infantis, visita à horta doméstica, além do acompanhamento durante as refeições realizadas na escola. O conjunto de atividades visou motivá-las ao consumo de alimentos nutritivos, em especial as frutas e as hortaliças. Concluiu-se que, as atividades educativas promotoras de saúde na escola representam importantes ferramentas na construção de hábitos alimentares saudáveis,
recomendando-se investir o maior tempo possível em orientação alimentar e na formação de laços estreitos entre a família e a escola, engajados neste processo educacional voltado à boa alimentação infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).