Grupo de hipertensos e diabéticos: Uma estratégia de educação para a saúde
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13315Palavras-chave:
Hipertensão;, Diabetes Mellitus;, Educação em Saúde;Resumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são patologias prevalentes na população atendida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Bozano, localizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Conta com 2.160 usuários cadastrados, e 114 possuem o diagnóstico de DM e 502 de HAS. Considerando estes dados e a grande demanda para consultas com a nutricionista, criou-se o Grupo de Hipertensos e Diabéticos. Objetivo: Empoderar os usuários para que adquiram conhecimento sobre suas patologias e tornem-se conscientes de que a eficácia do tratamento depende de suas próprias ações de cuidado com a saúde. Metodologia: Pesquisa de campo, de caráter exploratório, com delineamento descritivo e transversal e abordagem quanti-qualitativa, realizada com um grupo de hipertensos e diabéticos do município de Bozano. Resultados: Foram realizados 8 encontros, somando-se 70 participantes. As idades variaram entre 35 e 82 anos, com média de 65,47 anos, sendo 52 (74,3%) idosos e 18 (25,7%) adultos, sendo 62,9% mulheres. Entre os participantes, 35,7% informaram ser hipertensos, 7,1% diabéticos, 21,4% hipertensos e diabéticos e 5,7% outros. A maioria dos participantes (65,7%) apresentou sobrepeso e risco elevado para doenças cardiovasculares (85,7%). Os participantes referiram ter aprendido sobre diabetes e hipertensão, ter se alimentado de forma mais saudável, tomaram mais água, fizeram exercícios e cuidaram da higiene do seu corpo e da sua boca. Conclusão: Os encontros tiveram impacto positivo, podendo ser considerados uma estratégia efetiva de educação alimentar e nutricional na situação de hipertensão e diabetes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).