CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS NASCIDAS VIVAS NO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS UTILIZANDO VARIÁVEIS EPIDEMIOLÓGICAS E DEMOGRÁFICAS REGISTRADAS NA DECLARAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.183-190Resumo
O presente estudo buscou identificar o perfil de saúde dascrianças nascidas vivas no município de Ijuí/RS, utilizando a base de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos desde janeiro de 2001 até julho de 2003. Utilizando-se variáveis epidemiológicas e demográficas, registradas na Declaração de Nascidos Vivos, o processamento dos dados foi desenvolvido utilizando o software Epi Info versão 6.04. Traçou-se prevalência de peso ao nascer, duração da gestação, tipo de gravidez, tipo de parto, número de consultas pré-natal, idade da mãe, grau de instrução e número de filhos tidos. Ocorreram 3.558 nascimentos no município de Ijuí de janeiro de 2001 a julho de 2003, sendo que quase a totalidade (99,7%) ocorreu em ambiente hospitalar. A metade das mães (49,1%) realizou de quatro a seis consultas durante o pré-natal, 41,3 % tinham apenas o primeiro grau completo,
e 50,66% realizaram parto vaginal. A maioria das crianças
(91,4%) nasceu a termo e 16,6% eram filhas de mães adolescentes. A prevalência de baixo peso ao nascer foi de 9,7%. Observa-se que para a maioria das variáveis do estudo os resultados apontam semelhança com aqueles já descritos para o estado e região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.