CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS NASCIDAS VIVAS NO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS UTILIZANDO VARIÁVEIS EPIDEMIOLÓGICAS E DEMOGRÁFICAS REGISTRADAS NA DECLARAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.183-190Resumo
O presente estudo buscou identificar o perfil de saúde dascrianças nascidas vivas no município de Ijuí/RS, utilizando a base de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos desde janeiro de 2001 até julho de 2003. Utilizando-se variáveis epidemiológicas e demográficas, registradas na Declaração de Nascidos Vivos, o processamento dos dados foi desenvolvido utilizando o software Epi Info versão 6.04. Traçou-se prevalência de peso ao nascer, duração da gestação, tipo de gravidez, tipo de parto, número de consultas pré-natal, idade da mãe, grau de instrução e número de filhos tidos. Ocorreram 3.558 nascimentos no município de Ijuí de janeiro de 2001 a julho de 2003, sendo que quase a totalidade (99,7%) ocorreu em ambiente hospitalar. A metade das mães (49,1%) realizou de quatro a seis consultas durante o pré-natal, 41,3 % tinham apenas o primeiro grau completo,
e 50,66% realizaram parto vaginal. A maioria das crianças
(91,4%) nasceu a termo e 16,6% eram filhas de mães adolescentes. A prevalência de baixo peso ao nascer foi de 9,7%. Observa-se que para a maioria das variáveis do estudo os resultados apontam semelhança com aqueles já descritos para o estado e região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).