Construção e validação de vídeo educativo sobre erros de coleta de exames laboratoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13552

Palavras-chave:

fase pré-analítica, técnicas de laboratório clínico, filmes e vídeos educativos

Resumo

Os exames de análises clínicas auxiliam nos diagnósticos de doenças e quando apresenta resultados imprecisos pode  prejudicar a conduta médica. Este trabalho tem por objetivo produzir e validar um vídeo educativo sobre situações envolvendo erros pré-analíticos em laboratório de análises clínicas. O estudo metodológico foi composto por três etapas: 1) produção de um roteiro e do vídeo preliminar; 2) validação do vídeo por especialistas; 3) produção final, gravação e edição do vídeo educativo. Para a coleta dos dados foi utilizado um instrumento de coleta composto por dez assertivas que versavam sobre as situações abordadas no vídeo, bem como sua clareza e atuação dos atores, seguidos de uma escala do tipo Likert com quatro itens: Concordo Totalmente, Concordo, Discordo e Discordo Totalmente, além de uma questão aberta para que cada juiz pudesse registrar suas impressões e sugestões sobre cada cena do vídeo. A análise deste instrumento foi realizada por cálculo do índice de concordância (IC). Foram considerados válidos os itens que obtiveram IC ≥ 70%. A validação foi realizada pelos especialistas e duas cenas do vídeo apresentaram IC ≤ 70%. Foi necessário fazer a adequação dessas cenas conforme sugestões dos juízes. Uma nova versão preliminar do vídeo foi produzida, passando por nova etapa de validação e todos os itens apresentaram IC ≥ 70%. O vídeo sobre erros de coleta de exames laboratoriais foi validado por juízes especialistas da área de análises clínicas e comunicação, os quais consideraram o vídeo adequado para promover o aprendizado sobre o tema.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

Ferreira, R. de M. ., Rocha Júnior, P. R., & Pinheiro, O. L. . (2023). Construção e validação de vídeo educativo sobre erros de coleta de exames laboratoriais. Revista Contexto &Amp; Saúde, 23(47), e13552. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13552

Edição

Seção

Artigos