DESVELANDO SENTIMENTOS DE UM RECEPTOR DE DOADOR VIVO RELACIONADO, ÀS VÉSPERAS DE UM TRANSPLANTE RENAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.17-25Resumo
Este estudo identifica sentimentos de paciente renal crônicoque será submetido a um transplante renal com doador vivo relacionado.Compreende revisão bibliográfica acerca da Insuficiência Renal Crônica e dos métodos dialíticos, enfatiza o transplante renal como perspectiva e esperança de uma nova vida, dissociada de uma máquina que controla, limita e mantêm funções vitais. A atuação da enfermagem, como a arte de assistir ao ser humano, exerce um papel fundamental nesse processo. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, tipo estudo de caso. Integra a pesquisa um sujeito portador de Insuficiência
Renal Crônica, caracterizado com o pseudônimo de “Sol”.
Para a coleta dos dados utilizamos entrevista aberta, com a seguinte questão norteadora: “Fale-nos como você se sente sabendo que será submetido a um transplante renal.”. A entrevista foi gravada em áudio-tape, transcrita na íntegra e analisada. A análise dos dados segue os passos propostos por Minayo (2001), emergindo três categorias analíticas: sentimento de gratidão à família e profissionais da saúde, fé em Deus, ansiedade e esperança. Tecemos algumas considerações no que tange ao cuidado indispensável a pacientes acometidos por doenças renais, na expectativa de contribuir e ampliar a visão dos profissionais frente ao ato de cuidar desses pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).