DESVELANDO SENTIMENTOS DE UM RECEPTOR DE DOADOR VIVO RELACIONADO, ÀS VÉSPERAS DE UM TRANSPLANTE RENAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.17-25Resumen
Este estudo identifica sentimentos de paciente renal crônicoque será submetido a um transplante renal com doador vivo relacionado.Compreende revisão bibliográfica acerca da Insuficiência Renal Crônica e dos métodos dialíticos, enfatiza o transplante renal como perspectiva e esperança de uma nova vida, dissociada de uma máquina que controla, limita e mantêm funções vitais. A atuação da enfermagem, como a arte de assistir ao ser humano, exerce um papel fundamental nesse processo. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, tipo estudo de caso. Integra a pesquisa um sujeito portador de Insuficiência
Renal Crônica, caracterizado com o pseudônimo de “Sol”.
Para a coleta dos dados utilizamos entrevista aberta, com a seguinte questão norteadora: “Fale-nos como você se sente sabendo que será submetido a um transplante renal.”. A entrevista foi gravada em áudio-tape, transcrita na íntegra e analisada. A análise dos dados segue os passos propostos por Minayo (2001), emergindo três categorias analíticas: sentimento de gratidão à família e profissionais da saúde, fé em Deus, ansiedade e esperança. Tecemos algumas considerações no que tange ao cuidado indispensável a pacientes acometidos por doenças renais, na expectativa de contribuir e ampliar a visão dos profissionais frente ao ato de cuidar desses pacientes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.