Domínios das Competências Essenciais de Promoção da Saúde LGBT na Formação Acadêmica de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13659Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Promoção da saúde, Diversidade de gênero, Competências profissionais, Educação superiorResumo
Objetivo: Identificar os domínios das competências essenciais de promoção da saúde do Competencies Health Promotion Project (CompHP) desenvolvidos na formação acadêmica de enfermagem ante a saúde LGBT. Método: Estudo descritivo e qualitativo desenvolvido em três Instituições de Ensino Superior do interior cearense do Brasil, entre julho e dezembro de 2020, com 84 acadêmico(a)s de enfermagem, por meio de questionário on-line. Os dados foram organizados mediante análise de conteúdo temática e analisados pelo aporte teórico metodológico CompHP. Quanto aos aspectos éticos, o estudo obteve parecer satisfatório. Resultados: A idade do(a)s acadêmico(a)s variou entre 21 e 47 anos, em sua maioria do sexo biológico feminino; mulheres cisgênero; heterossexuais; de universidades privadas e matriculado(a)s no nono semestre. Identificaram-se oito domínios do CompHP: Possiblidade de Mudanças; Advocacia em Saúde; Parceria; Comunicação; Liderança; Diagnóstico; Implementação e Avaliação e Pesquisa, sendo o domínio Planejamento não identificado. Os(as) estudantes conseguem identificar as demandas de promoção da saúde do público LGBT, no entanto, mesmo na presença dos domínios, mencionam a necessidade de maior discussão sobre a temática. Conclusão: Identificou-se a presença de oito dos nove domínios do CompHP na formação do(a)s acadêmico(a)s de enfermagem, o que sugere que esse(a)s possam atuar enquanto agentes promotores de saúde à população LGBT.
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