O SUICÍDIO E SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA: Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.25-31Resumo
As questões relativas ao suicídio permeiam nosso cotidiano,mesmo quando, muitas vezes, preferimos ignorá-las. Dados atuais indicam que o suicídio tem se mostrado um problema significativo com projeções preocupantes. Este trabalho se caracteriza como uma revisão de literatura, baseado nas leituras realizadas durante a construção do trabalho monográfico de conclusão do Curso de Enfermagem. Visamos aprofundar nossos conhecimentos relativos a este tema, além de relacioná-lo com as particularidades do luto enfrentado por familiares que passam por este tipo de situação. Tais informações se fazem relevantes, pois pessoas que perderam entes queridos por este tipo de morte apresentam grandes possibilidades de desenvolverem um curso de lamentação
anormal, característico do luto patológico. Este quadro exige
conhecimentos específicos para abordagem dos sujeitos, referentes não só ao suicídio, mas também ao processo de luto. Para tanto realizamos um estudo bibliográfico sobre algumas informações trazidas pela literatura clássica e atual, iniciando com os aspectos históricos, prosseguindo com conceitos, a influência do suicídio em familiares e alguns dados sobre o processo de luto. Os conhecimentos adquiridos poderão colaborar para uma re-estruturação das ações da equipe de saúde, modificando a forma com que atendem a estes indivíduos, otimizando o trabalho e proporcionando uma assistência qualificada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.