O SUICÍDIO E SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA: Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.25-31Abstract
As questões relativas ao suicídio permeiam nosso cotidiano,mesmo quando, muitas vezes, preferimos ignorá-las. Dados atuais indicam que o suicídio tem se mostrado um problema significativo com projeções preocupantes. Este trabalho se caracteriza como uma revisão de literatura, baseado nas leituras realizadas durante a construção do trabalho monográfico de conclusão do Curso de Enfermagem. Visamos aprofundar nossos conhecimentos relativos a este tema, além de relacioná-lo com as particularidades do luto enfrentado por familiares que passam por este tipo de situação. Tais informações se fazem relevantes, pois pessoas que perderam entes queridos por este tipo de morte apresentam grandes possibilidades de desenvolverem um curso de lamentação
anormal, característico do luto patológico. Este quadro exige
conhecimentos específicos para abordagem dos sujeitos, referentes não só ao suicídio, mas também ao processo de luto. Para tanto realizamos um estudo bibliográfico sobre algumas informações trazidas pela literatura clássica e atual, iniciando com os aspectos históricos, prosseguindo com conceitos, a influência do suicídio em familiares e alguns dados sobre o processo de luto. Os conhecimentos adquiridos poderão colaborar para uma re-estruturação das ações da equipe de saúde, modificando a forma com que atendem a estes indivíduos, otimizando o trabalho e proporcionando uma assistência qualificada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).