TRATAMENTO RADIOTERÁPICO: uma opção pela vida

Autores

  • Dulcinara Jane Fischer Maboni
  • Marinês Tambara Leite Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.75-84

Resumo

O câncer é uma doença crônica, de alto custo econômico, constituindo-se em relevante problema de saúde pública, uma vez que sua incidência está aumentando progressivamente, sendo a segunda causa de morte por doença no Brasil. Seu diagnóstico e tratamento requerem atenção de uma equipe multiprofissional, altamente especializada. Aspectos vivenciados pelos pacientes com diagnóstico de câncer e se encontram em tratamento radioterápico requerem estudos a fim de obter conhecimento para planejar intervenções adequadas aos mesmos. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer a vivência de pacientes que realizam radioterapia. Investigação do tipo qualitativa, exploratória e descritiva,  sendo os dados coletados em março de 2004, mediante entrevista e observação sistematizada. Participaram doze pacientes em tratamento radioterápico no Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Ijuí/RS. Ordenação, categorização das informações e análise final constituiu os passos da análise dos dados. Por convergências emergiu uma categoria analítica, versando acerca da vivência do paciente que possui diagnóstico de câncer e se encontra realizando radioterapia. Identificamos que o paciente sofre ao receber o diagnóstico de câncer, assim como seus familiares, instalando-se um ciclo de mudanças em suas vidas. Os efeitos colaterais comuns advindos do tratamento são: queimaduras, cansaço e inapetência. A doença, o tratamento e a necessidade de deslocamento, para ter acesso ao serviço aliado ao afastamento dos familiares e do ambiente doméstico, causam desgaste físico e emocional.

Biografia do Autor

Dulcinara Jane Fischer Maboni

Especialista em Gerontologia, Enfermeira da Unidade de Clínica Médica do Hospital da Unimed de Ijuí/RS.

Marinês Tambara Leite, Unijuí

Enfermeira, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/Unijuí, orientadora do trabalho.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Maboni, D. J. F., & Leite, M. T. (2013). TRATAMENTO RADIOTERÁPICO: uma opção pela vida. Revista Contexto &Amp; Saúde, 6(10), 75–84. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.75-84

Edição

Seção

Artigos