TRATAMENTO RADIOTERÁPICO: uma opção pela vida
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.75-84Resumo
O câncer é uma doença crônica, de alto custo econômico, constituindo-se em relevante problema de saúde pública, uma vez que sua incidência está aumentando progressivamente, sendo a segunda causa de morte por doença no Brasil. Seu diagnóstico e tratamento requerem atenção de uma equipe multiprofissional, altamente especializada. Aspectos vivenciados pelos pacientes com diagnóstico de câncer e se encontram em tratamento radioterápico requerem estudos a fim de obter conhecimento para planejar intervenções adequadas aos mesmos. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer a vivência de pacientes que realizam radioterapia. Investigação do tipo qualitativa, exploratória e descritiva, sendo os dados coletados em março de 2004, mediante entrevista e observação sistematizada. Participaram doze pacientes em tratamento radioterápico no Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Ijuí/RS. Ordenação, categorização das informações e análise final constituiu os passos da análise dos dados. Por convergências emergiu uma categoria analítica, versando acerca da vivência do paciente que possui diagnóstico de câncer e se encontra realizando radioterapia. Identificamos que o paciente sofre ao receber o diagnóstico de câncer, assim como seus familiares, instalando-se um ciclo de mudanças em suas vidas. Os efeitos colaterais comuns advindos do tratamento são: queimaduras, cansaço e inapetência. A doença, o tratamento e a necessidade de deslocamento, para ter acesso ao serviço aliado ao afastamento dos familiares e do ambiente doméstico, causam desgaste físico e emocional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).