A CRIATIVIDADE NA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Mariana Fonseca Laroque Ufpel
  • Ângela Beatriz Affeldt Ufpel
  • Bárbara Gheno Ufpel
  • Denise Gamio Dias Ufpel
  • Maria da Glória Santana

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.7-14

Resumo

O processo de perda da memória provocada pelo avanço da
idade é uma adaptação do cérebro à nova condição de vida
iniciada na terceira idade, pois indivíduo tem dificuldade em utilizar sua memória recente, em contraposição à memória remota. O estímulo à criatividade é uma forma de exercitar a memória atual. Pretende-se aqui relatar uma dinâmica aplicada a pessoas idosas, visando o estímulo do pensamento, o resgate do passado, o presente e os sonhos futuros. A dinâmica foi aplicada num Lar de Idosos de Pelotas-RS, em junho de 2006. Como metodologia, utilizamos a figura de uma árvore, sendo esta divida em três partes, onde se denominou de raiz, tronco e copa. Aos participantes da dinâmica  orientou-se para que na raiz expressassem as recordações do Passado. Já, o tronco, corresponderia às expressões do presente e na Copa da arvore seriam colocados às lembranças
do futuro. Assim: Para os idosos o passado (raiz) seria: a
comida da mãe, convivência com a família, grandes amores, estudos, infância e adolescência; O presente (tronco): “cabeça-fraca”, bondade, estudo do idoso, “curtir cada minuto”, passear, saúde, paz e amor; O futuro (copa), expressaram suas expectativas: céu, mundo melhor, viver mais, melhor que o presente, dinheiro, convivência com a família e felicidade. Concluímos que a oportunidade de expressão dos sentimentos dos idosos é importante, pois estimula a memória, a criatividade, bem como a compreensão por parte do cuidador em relação a algumas atitudes, favorecendo, assim, o cuidado humanizado, além de otimizar a perspectiva de vida.

Biografia do Autor

Mariana Fonseca Laroque, Ufpel

Acadêmica do 6° semestre da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ângela Beatriz Affeldt, Ufpel

Acadêmica do 6° semestre da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Bárbara Gheno, Ufpel

Acadêmica do 6° semestre da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Denise Gamio Dias, Ufpel

Enfermeira da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel. Msc. em Parasitologia. Participante do NUCCRI. Co-orientadora do trabalho.

Maria da Glória Santana

Professor Associado, doutora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel, participante do NUCCRIN. Orientadora do trabalho.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Laroque, M. F., Affeldt, Ângela B., Gheno, B., Dias, D. G., & Santana, M. da G. (2013). A CRIATIVIDADE NA TERCEIRA IDADE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 6(11), 7–14. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.7-14

Edição

Seção

Artigos