A CRIATIVIDADE NA TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.7-14Resumo
O processo de perda da memória provocada pelo avanço daidade é uma adaptação do cérebro à nova condição de vida
iniciada na terceira idade, pois indivíduo tem dificuldade em utilizar sua memória recente, em contraposição à memória remota. O estímulo à criatividade é uma forma de exercitar a memória atual. Pretende-se aqui relatar uma dinâmica aplicada a pessoas idosas, visando o estímulo do pensamento, o resgate do passado, o presente e os sonhos futuros. A dinâmica foi aplicada num Lar de Idosos de Pelotas-RS, em junho de 2006. Como metodologia, utilizamos a figura de uma árvore, sendo esta divida em três partes, onde se denominou de raiz, tronco e copa. Aos participantes da dinâmica orientou-se para que na raiz expressassem as recordações do Passado. Já, o tronco, corresponderia às expressões do presente e na Copa da arvore seriam colocados às lembranças
do futuro. Assim: Para os idosos o passado (raiz) seria: a
comida da mãe, convivência com a família, grandes amores, estudos, infância e adolescência; O presente (tronco): “cabeça-fraca”, bondade, estudo do idoso, “curtir cada minuto”, passear, saúde, paz e amor; O futuro (copa), expressaram suas expectativas: céu, mundo melhor, viver mais, melhor que o presente, dinheiro, convivência com a família e felicidade. Concluímos que a oportunidade de expressão dos sentimentos dos idosos é importante, pois estimula a memória, a criatividade, bem como a compreensão por parte do cuidador em relação a algumas atitudes, favorecendo, assim, o cuidado humanizado, além de otimizar a perspectiva de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).