Satisfação de profissionais da Estratégia Saúde da Família durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13888Palavras-chave:
Atenção primária à saúde. Estratégia saúde da família. Saúde do trabalhador. Satisfação no emprego. COVID-19.Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem contribuído como base fundamental para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Este cenário, no entanto, tem submetido os profissionais da saúde a alterações de rotina e sobrecarga de atividades, podendo influenciar em sua satisfação. Assim, objetivou-se identificar os fatores que envolvem a satisfação dos profissionais da ESF em tempo de pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no período de março a dezembro de 2020, com 64 profissionais da área da saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação submetidas à análise de conteúdo temático com auxílio do software Atlas.ti 9.0. Em relação aos fatores que envolvem a satisfação dos profissionais, emergiram três categorias: aspectos profissionais (estrutura e materiais disponíveis para assistência; organização do trabalho e divisão das tarefas na equipe; resolutividade profissional; e identificação com o trabalho); direitos trabalhistas (estabilidade no vínculo de trabalho; remuneração; e carga horária); e reconhecimento profissional (reconhecimento profissional por parte da gestão; e reconhecimento profissional por parte do usuário). Conclui-se que os fatores que envolvem a satisfação dos profissionais da ESF estão ligados ao ambiente laboral, e sua organização aos aspectos trabalhistas e ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, permitindo uma maior segurança no momento da pandemia.
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