IMPLICAÇÕES NO ADOECER DE CÂNCER DE MAMA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.71-78Resumo
O câncer de mama apresenta-se como a segunda neoplasiamaligna mais incidente, sendo muito temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e pelos seus efeitos. No adoecer de câncer de mama destacam-se o momento do diagnóstico e o enfrentamento da patologia, em que as reações são muito diferenciadas e variam com o contexto cultural, fatores psicológicos e fatores da própria patologia. Os efeitos dos tratamentos envolvem questões psicológicas e efeitos colaterais específicos. Assim, esta patologia traz muitas conseqüências para as mulheres por estar diretamente associada à mutilação de uma parte do corpo considerada um dos principais símbolos da identidade feminina, mostrando-se de extrema importância o diagnóstico precoce. Deve-se
enfatizar a necessidade de exames para o rastreamento da
patologia e juntamente com isso possibilitar o acesso facilitado, rápido e sem burocracias a esses exames. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, evita que o câncer se espalhe para outras partes do corpo, favorecendo o prognóstico e a recuperação. A manipulação dos antineoplásicos é de responsabilidade do farmacêutico, assim o conhecimento desse profissional nesta área se torna de extrema importância, acentuando cada vez mais a sua atuação dentro da equipe multiprofissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).